Memória

 

Patrimônio Histórico

Conservação Documental

Responsável pela preservação de documentos relevantes para a história do Judiciário fluminense, o Serviço de Acervo Textual, Audiovisual e de Pesquisas Históricas (SEATA) tem sob sua guarda, entre outros, autos processuais, livros de registros, áudios e vídeos de sessões, eventos e entrevistas de personalidades. Por meio de programas de conservação, organização, descrição, assistência e atendimento ao pesquisador, são desenvolvidas atividades de prevenção e restauração do acervo textual e audiovisual, visando a sua preservação e o acesso à informação.

 

Conservação Museológica

Responsável pela preservação das instalações dos Antigo Palácio da Justiça-Rio e Niterói, o Serviço de Acervo Museológico e Iconográfico - SEAMI, mantém em sua reserva técnica, um acervo rico em mobiliário, peças tridimensionais e iconográficas que contam a história da instituição. Através do mapeamento dos objetos de valor histórico, artístico e cultural, alocados em todas as unidades organizacionais do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, criamos recursos para pesquisas e a conservação do nosso patrimônio.

 

Exposições de curta duração

Sobre temas relevantes da história do Poder Judiciário, além de outros assuntos que explorem aspectos importantes para a reflexão sobre os desafios da sociedade contemporânea.

 

ACERVOS CONECTADOS – Visita técnica ao acervo

O visitante tem a oportunidade de conhecer as atividades de preservação, organização, guarda e disponibilização dos acervos históricos do Poder Judiciário fluminense. Museólogos, arquivistas, historiadores e educadores apresentam o trabalho desenvolvido na instituição e também o acervo composto por figurinos de espetáculos teatrais, autos de crimes de grande repercussão, processos da nobreza e família Imperial brasileira, ações de liberdade de escravos e outros documentos em formato textual e audiovisual, além de objetos e obras de arte que guardam a memória Justiça no estado do Rio de Janeiro.

 

Visitas

Escolas de ensino médio, faculdades e outros grupos podem agendar visitas na secretaria e no Setor Educativo do CCMJ, por telefone (3133-2721/3133-3768) ou por e-mail (ccmj.educativo@tjrj.jus.br).