Da Pedra ao Palácio

 

Um percurso interativo ao encontro da Justiça

A visita mediada Da Pedra ao Palácio, realizada por educadores, tem como objetivo apresentar ao público, de forma lúdica, dinâmica e participativa, o contexto histórico e as funções dos antigos Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (1926) e de Niterói (1920), a partir da interpretação e leitura dos símbolos arquitetônicos, estimulando a reflexão sobre os valores de Justiça.

A visita tem como objetivo propor o diálogo da sociedade com temas atuais e relevantes para o exercício da cidadania, a partir de uma experiência instigante em um espaço histórico da cidade. A ideia é estimular os visitantes a pensarem sobre a importância, o valor e a atualidade da Justiça em suas vidas e em sociedade. Durante o percurso pelos espaços, o grupo de visitantes também é convidado a participar de uma simulação do Tribunal do Júri, por meio de um jogo teatral.

Na visita desenvolvem-se temas em torno da Arte, Cultura, História, Memória, Educação, Justiça, Cidadania e Direito. De acordo com o grupo ou objetivo especial de cada visita, temas específicos podem ser explorados, tais como: racismo, violência doméstica e contra a mulher, questões de gênero e etc.

A visita Da Pedra ao Palácio recebe grupos de escolas públicas e particulares, universidades, ONGS, associações beneficentes, turmas do projeto “Justiça Cidadã”, dentre outros. Voltado para crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos de todas as idades.