Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro

Sobre a exposição

A Exposição e Mostra de Documentos Judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”, proposta pela Diretoria Geral de Gestão e de Difusão do Conhecimento - DGCOM, apresenta as grandes epidemias que recaíram sobre a cidade e seus principais personagens, em uma narrativa elaborada a partir das pesquisas realizadas pela equipe do Museu da Justiça, com a utilização de imagens de época e processos judiciais do Poder Judiciário fluminense.

Os processos selecionados pela equipe da Divisão de Gestão de Documentos do DEGEA e pelo Museu da Justiça trazem informações valiosas a respeito de personagens centrais no enfrentamento às diversas epidemias. Inventários e testamentos nos ajudam a compreender como viveram estas pessoas, além de revelar aspectos importantes de suas personalidades e trajetórias.

Ações de desapropriação impetradas contra os donos de imóveis das concorridas áreas centrais da cidade ajudam a compor um cenário em que, ao necessário combate à propagação das doenças, incorporavam-se objetivos outros que não a saúde da população. Os processos tratados e digitalizados, além de expostos na Mostra estarão disponíveis para consulta online no portal do Museu da Justiça.

Serviço

Mostra de Documentos Judiciais “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”
A partir de 18 de outubro de 2021
de segunda a sexta, das 11 às 17h
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, 2º andar - Centro, Rio de Janeiro/RJ
Entrada Franca
Realização: DGCOM | DECCO | Museu da Justiça