Galeria de Presidentes

Imagem com pinturas dos antigos Palacios da Justiça do Rio de Janeiro e Niterói sob filtro verde, representando o período republicano. Para acessar a galeria de presidentes do Tribunal de Justiça clique nesta imagem.
Imagem da pintura do Solar do Marquês do Lavradio, que abrigou a Relação da Corte do Rio de Janeiro representando o período imperial, sob um filtro laranja.
Imagem da pintura do prédio que abrigou no passado a Relação do Rio de Janeiro, representando o período colonial, sob um filtro azul.

 

 

Organizada a partir da periodização tradicional da historiografia brasileira, que consagra os períodos colonial, imperial e republicano, a galeria destaca, com imagem e dados biográficos, os presidentes (ou seus cargos equivalentes) dos diferentes tribunais que se sucederam no território que corresponde ao atual estado do Rio de Janeiro.

Atualmente estão incluídos os presidentes do atual Tribunal de Justiça, criado no ano de 1975, após a fusão dos estados da Guanabara e do antigo estado do Rio de Janeiro e do Estado da Guanabara, unidade federativa criada após a transferência da capital federal para o Planalto Central, em 1960. Até 2018, 23 desembargadores ocuparam o cargo mais elevado do Poder Judiciário estadual.

 

Para saber mais sobre a evolução histórica da justiça no Estado do Rio de Janeiro, clique neste link.