Arte+Ciência 2020 – O Cérebro e o Imaginário

 

O projeto "Arte+Ciência" propõe um espaço de diálogo entre as esferas das artes e das ciências, como um campo de pesquisa e experimentação estética. Na edição de 2020, será realizada a exposição coletiva "Arte+Ciência 2020 - O Cérebro e o Imaginário", propondo como recorte o cérebro como objeto e o imaginário que o rodeia. Visando incentivar novos artistas a explorar o campo da arte-ciência (science-art), 40% das obras expostas será oriunda de seleção pública, por processo aberto e gratuito. As inscrições foram abertas a obras de variadas linguagens e técnicas. As demais obras contam com trabalhos de artistas-cientistas ou cientistas-artistas já atuantes na área temática da exposição. A exposição, com curadoria de Glaucio Aranha, será inaugurada no dia 16 de março. A exposição é promovida pelo Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ/PJERJ), a Organização Ciências e Cognição (OCC) e o Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ), em parceria igualitária. O lançamento da exposição será feito junto às atividades da XI Semana do Cérebro, no Rio de Janeiro, coordenada por Ciências e Cognição, integrada à mobilização internacional da Semana de Conscientização sobre o Cérebro (Brain Awareness Week), promovida pela instituição Dana Foundation.
A arte-ciência (science-art) busca nos conhecimentos, técnicas e/ou práticas científicas, tais como materiais ou procedimentos para a produção de experiências estéticas inovadoras. As propostas se voltam para a união de ambas as dimenções (artísticas e cientificas) em um jogo entre razão e emoção.

Serviço
Arte+Ciência 2020 – O Cérebro e o Imaginário
De 16 de março a 28 de abril de 2020
De segunda a sexta-feira, de 11h às 19h, sábados, de 10 às 17h
Salão dos Espelhos e Sala Iconográfica (305) – 3º andar – Antigo Palácio da Justiça
Rua Dom Manuel, 29, 3º andar - Centro, Rio de Janeiro/RJ
Telefones: 55 21 3133-3368 / 3133-3366
Entrada Franca
Realização: Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário – CCMJ / Organização Ciências e Cognição (OCC) / Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ).