Educativo CCMJ

Educativo CCMJ

Baseado no conceito de educação não formal, o Educativo CCMJ é responsável por planejar e executar as atividades de mediação artística – visitas e oficinas – em consonância com a programação da Agenda Cultural oferecida pelo CCMJ, com o objetivo de estimular a compreensão sobre conceitos e valores de justiça, construindo articulações entre conhecimentos específicos desse universo e a percepção de cada visitante.

Os programas do CCMJ desenvolvidos pela equipe do Educativo, tais como visita mediada “Da Pedra ao Palácio” e oficinas – “Acervos Conectados” e “ Juízo dos Sentidos x Sentidos do Juízo” –, são oferecidos na programação regular oferecida pela Agenda Cultural. Outras programações, como seminários, apresentações de filmes, seguidos de debates, são planejadas pontualmente conforme necessidade de apoio aos programas da Agenda Cultural.

As atividades educativas do CCMJ recebem além de magistrados, servidores e colaboradores do PJERJ, estudantes de escolas publicas e particulares dos ensinos médio e superior, grupos de programas sociais desenvolvidos pelo PJERJ, e publico em geral.

A partir de 2017, o Educativo CCMJ, passou atender na visita “Da pedra ao palácio”, no APJ-Rio, jovens do programa “Eu apoio”, em parceria do CCMJ com a VEMSE (Vara de Execução de Medidas Socioeducativas)

Desde de 2015, o CCMJ participa juntamente com outras instituições culturais da cidade do programa “Escola e Museu”, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Desde então as atividades oferecidas pelo Educativo CCMJ tem recebido excelente avaliação pelos corpos discentes e docentes das escolas participantes.

VISITA MEDIADA

Da Pedra ao Palácio

OFICINA

Sentidos do Juízo X Juízo dos Sentidos

OFICINA

Acervos Conectados