Arte, Educação e Sustentabilidade

A exposição

A Exposição do Projeto Arte, Educação e Sustentabilidade é uma mostra coletiva essencialmente constituída de obras de arte elaboradas e produzidas pelo Coletivo Artístico Marcos Lanzieiro e seus alunos do Colégio São Paulo. Todos os materiais utilizados para a confecção das obras são resultado de processos de reciclagem, reuso e reaproveitamento, o que insere o projeto em um Programa de Educação Ambiental visando a transformação para uma nova consciência em relação ao meio ambiente, através de uma mudança comportamental.

Resultado de um trabalho pedagógico interdisciplinar, esta exposição visa criar um caminho sem fronteiras entre a educação, a arte e a busca de compartilhar com a sociedade os nossos valores, na certeza da construção de um mundo sustentável.

Marcos Lanzieiro Bernardes

Historiador e Arte Educador pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é professor de Artes Visuais e História da Arte. Iniciou seus estudos de desenho, pintura e aquarela na Sociedade Brasileira de Belas Artes do Rio de Janeiro e atua há mais de 30 anos como artista plástico. Ao longo de sua carreira, realizou exposições individuais, participou de mostras coletivas e foi premiado em diversos Salões de Artes, dentre os quais, a I Bienal Pan Americana de Arte Contemporânea ABD/ECT e a Mostra de Arte Internacional do Século XXI ABL/RJ.

Possui Obra Pública pelo Projeto Rio Cidade Cartão Postal, com trabalho em exposição permanente na fachada da Casa de Saúde São José – Humaitá RJ, selecionada em concurso público promovido pela CSSJ e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuou por cinco anos como avaliador especialista de projetos culturais para o patrocínio e a ocupação do Espaço Furnas Cultural, nas modalidades de Artes Plásticas, Teatro, Fotografia e Música. Nos últimos dez anos, vem desenvolvendo várias exposições dedicadas à arte educação, com ênfase em educação ambiental e sustentabilidade.

Idealizador e curador do Projeto Arte, Educação e Sustentabilidade, que há dez anos conta com o apoio cultural de diversas entidades, tais como: Museu do Exército e Forte de Copacabana, Eletrobras Furnas, Banco Sicoob, Caarj OAB/RJ, Ação da Cidadania, Oi Casa Grande, Turbilhão de Ideias, Centro Cultural Light, AquaRio e LER – Salão Carioca do Livro e que vem, a cada dia, reunindo mais parceiros que acreditam na disseminação da cultura da reciclagem e na certeza de um mundo mais Sustentável.

Tour com o artista Marcos Lanzieiro

Galeria virtual

Clique sobre as imagens para visualizar as obras.

 

 

Serviço
Arte, Educação e Sustentabilidade
Realização: Museu da Justiça