Painel “Apoteose à Justiça”, de André Vento

Apoteose à Justiça

Trata-se de obra concluída em 1926, descrita da seguinte forma pelo articulista da revista Para Todos:
“A convite do jovem pintor André Vento, fomos, em dia da semana passada, ver a decoração que o artista realizou, com rara felicidade, do salão do Tribunal do Júri, no Palácio do Fórum, em construção.
Realmente, devemos confessar que a obra do moço artista nos surpreendeu. Julgávamos ir ver uma tentativa de quem começa; porém, tal não se deu: deparamo-nos com um conjunto revelador de ótimas qualidades decorativas, de cor e desenho agradáveis; a composição, como os leitores podem verificar pela gravura, impressiona bem dentro da grande simplicidade do arranjo. Já sabíamos do valor de André Vento como pintor de cavalete (...) André Vento vem se firmando no ambiente de nossa terra com rara segurança, verdade que, sem arroubos violentos, mas com características de critério e grande sentimento.
André Vento é, fora de qualquer dúvida, um decorador equilibrado, merecendo o amparo de nossas autoridades; o trabalho que veio a executar, no majestoso palácio da Fórum, é o melhor testemunho do seu valor. Ele representa A Justiça ladeada pela Lei e pela Verdade, julgando a culpa humana”.