Agenda Maio

Por Programa

APJ-RJ

MÚSICA NO PALÁCIO - Concertos de Câmara / Curadoria artística: Escola de Música da UFRJ

Para celebrar o Dia das Mães - Renata Vianna (voz) e Silas Barbosa (piano) - [Duração: 1h]

Para celebrar o Dia das Mães, na abertura da temporada de 2019, da série Música no Palácio, com curadoria da Escola de Música da UFRJ, a Agenda Cultural do PJERJ realizará o concerto com Renata Vianna (voz), acompanhada por Silas Barbosa (piano). No repertório da dupla estão presentes: Erik Satie, Johannes Brahms, Giacomo Puccini, Gaetano Donizetti, entre outros.

Dia: 14 de maio – terça-feira, às 19h

Entrada franca | Salão Histórico do I Tribunal do Júri

 

EXPOSIÇÃO – Últimas semanas

Mulheres, a hora e a voz - Direitos, conquistas e desafios

“Que a gente traga nossas memórias não como saudosismo, mas para a construção de agendas para o futuro. ” (Jacqueline Pitanguy)

Para celebrar a efeméride do aniversário de 30 anos da Constituição Federal e homenagear as mulheres brasileiras que participaram ativamente no processo constituinte, o CCMJ apresenta a exposição MULHERES, A HORA E A VOZ.  A mostra é conduzida pelas vozes de quatro mulheres que estiveram à frente da campanha “Mulher e Constituinte”, liderada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM): Comba Marques Porto, Jacqueline Pitanguy, Leila Linhares e Schuma Schumaher. O visitante poderá apreciar fotos históricas de diversos acervos públicos e particulares, vídeos de campanhas e de imagens da época. Interativa, a mostra conta com um enorme painel, onde o público poderá fazer selfies e, assim, integrar uma passeata do movimento feminista. Pequenas faixas com lemas de campanhas como “Quem ama não mata” também estão disponíveis para fotos. Uma linha do tempo pontua marcos mundiais e brasileiros do feminismo, como o início do Movimento Sufragista, em 1948, nos Estados Unidos, e curiosidades, como o ano de 1922, no qual foi garantido o ingresso de mulheres ao colégio Pedro II no Rio de Janeiro.                       

Visitação: até 31 de maio. Entrada franca

De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, e sábado, das 14h às 18h, Salão dos Bustos – APJ-Rio

Agendamento de grupos no Educativo CCMJ-Rio, por telefone 3133-2721/ e-mail  ccmj.educativo@tjrj.jus.br

 

DA PEDRA AO PALÁCIO

Um percurso interativo ao encontro da Justiça - [Duração: 1h30min]

Conduzida por arte-educadores, a visita apresenta à população – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história e as funções do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade. No percurso aos diversos salões e tribunais históricos os visitantes têm a chance de participar de um julgamento teatralizado no Salão Histórico do I Tribunal do Júri e conhecer como se dá o funcionamento de um júri.    

Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.

A partir de 12 anos.

Número de visitantes: 40 pessoas.

Agendamento de grupos no Educativo CCMJ-Rio, por telefone 3133-2721 ou e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br

Entrada franca

 

OFICINA ACERVOS CONECTADOS

Visita ao acervo técnico - [Duração: 1h30min]

A oficina consiste na apresentação dos acervos do CCMJ - figurinos, textual, audiovisual, tridimensional e iconográfico. Conduzida por educadores, arquivistas, historiadores e museólogos, a oficina apresenta no primeiro momento o acervo de figurinos que reúne indumentárias dos espetáculos do “Teatro na Justiça” (1999-2019) e do programa de visita teatralizada “Por dentro do Palácio” (2011 a 2017), com alguns conjuntos assinados por relevantes figurinistas do cenário teatral; em seguida, o visitante tem a chance de conhecer as atividades de conservação, organização e acesso aos bens históricos do Judiciário fluminense. 

Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos. A partir de 12 anos.

Número de visitantes: 20 pessoas.

Agendamento de grupos no Educativo CCMJ-Rio, por telefone 3133-2721 ou e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br

Entrada franca

 

MÚSICA NO PALÁCIO – Concertos de Câmara / Curadoria artística: Escola de Música da UFRJ

Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ – [Duração: 1h]

Criado em 2009, o Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ já participou de eventos como o Festival Internacional de Música Brasil-Alemanha, promovido pela UFRJ/UniRio/Escola Superior de Música de Karlsruhe, da série Talentos UFRJ, e da Semana de Aniversário da Escola de Música, apresentando um repertório eclético e variado, que abrange obras desde o período clássico até a música brasileira contemporânea.

Dia: 28 de maio – terça-feira, às 19h

Entrada franca | Senhas distribuídas às 18h30min | Sala Multiuso 

 

17ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS – Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições

De 13 a 18 de maio de 2019

A 17ª Semana de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que será comemorada com inspiração no tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, em diálogo com permanências, singularidades e inovações. Pensar os museus como núcleos ou centros culturais não constitui novidade; desde os anos de 1970 este tema tem sido trabalhado. A rigor, todo e qualquer núcleo ou centro existe em relação, ou seja, a sua existência está condicionada ao que lhe é externo. A ideia de núcleos culturais é dependente da noção de cultura com que se trabalha. Entre a perspectiva antropológica que considera a cultura como a totalidade da herança social e a noção de cultura como belas artes ou saber erudito há um mundo de diferenças.
O que ocorre com a cultura, ocorre também com a palavra tradição, para a qual não há um sentido único. Existem tradições e tradições.

Agendamento de grupos no Educativo do CCMJ, por telefone 3133-2721 ou pelo e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br 

Entrada franca | Para acompanhar a programação clique no link: http://programacao.museus.gov.br/pesquisar?estado=RJ&cidade=3246&museu=317&q=

 

Fazendo Arte

O CCMJ, Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário, em parceria com a ABATERJ, oferece o curso livre de pintura “FAZENDO ARTE”, sob a orientação da artista plástica, Isabela Francisco.

Turmas abertas: terças e quintas-feiras, sempre das 8h45 às 10h45, máximo 20 alunos por turma.

O curso será gratuito, entretanto, o material individual deve ser providenciado pelos participantes.

Inscrições e informações pelo site: https://abaterj.com.br/fazendoarte.

Atenção: curso não registrado para pontuação como atividade de capacitação da ESAJ.

Informações: CCMJ | 3133-3768 | e-mail: ccmj@.tjrj.jus.br e ABATERJ | 3133-4010 / 3133-4051.

Curso gratuito | APJ-Rio, Rua Dom Manuel, 29, 1º Andar – Sala 118

 

Por Programa

APJ-Niterói

DA RESISTÊNCIA À LIBERDADE

Mostra de Documentos Judiciais

Transcorridos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a mostra apresenta documentos judiciais – ações civis de liberdade, autos processuais de crimes e insurreições praticadas por escravos – e propõe uma reflexão acerca do papel exercido pelo escravo na luta pela superação deste capítulo da nossa história.

Entrada franca / Agendamento de grupos no SEAMI, por telefone 3133-3418/3133-2975 ou e-mail ccmj.seami@tjrj.jus.br

 

DA PEDRA AO PALÁCIO

Um percurso interativo ao encontro da Justiça - [Duração: 1h20min]

Conduzida por arte-educadores, a visita apresenta à população – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história e as funções do Antigo Palácio da Justiça Niterói (1920) e estimula o visitante a refletir, cultivar e disseminar valores de Justiça. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade.

Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.
Entrada franca  | A partir de 12 anos |  Número de participantes: 40 pessoas.

Agendamentos de grupos no SEAMI, por telefone 3133-3814 ou e-mail ccmj.seami@tjrj.jus.br