Agenda Junho

Por Programa

APJ-RJ

EXPOSIÇÃO

ABSURDOS INSUSTENTÁVEIS – A Arte como Agente Transformador na Preservação do Meio Ambiente

O CCMJ – Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário, em comemoração ao mês do Meio Ambiente, recebe, de 31 de maio a 31 de agosto (segunda a sábado), a exposição “Absurdos Insustentáveis – a Arte como agente transformador na preservação do Meio Ambiente”, que reúne obras criadas pelo artista Alexandre Pinhel a partir de resíduos sólidos, tem a curadoria de Isabela Francisco.

“ABSURDOS INSUSTENTÁVEIS” é uma exposição que visa mostrar a violência humana contra a natureza ameaçada. (Isabela Francisco)

O autor da exposição, Alexandre Pinhel, usa métodos químicos, mecânicos e térmicos para misturar resíduos de diversas tecnologias de impressão 3D com resíduos tradicionais de plástico, vidro, madeira e metal. Essas obras ocultam do observador as matérias primas originais, fazendo com que este se surpreenda ao saber do que são feitas. A exposição contará também com uma impressora 3D confeccionando esculturas ao vivo.

Visitação: até 31 de agosto. Entrada franca.

De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h e sábado, das 14h às 18h, Salão dos Espelhos – APJ-Rio

Agendamentos de grupos no Serviço de Museologia do CCMJ: telefone 3133-3814 ou e-mail ccmj.seami@tjrj.jus.br

 

VISITA MEDIADA

DA PEDRA AO PALÁCIO – Um percurso interativo ao encontro da Justiça

Conduzida por arte-educadores, a visita apresenta à população – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história e as funções do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade. No percurso aos diversos salões e tribunais históricos os visitantes têm a chance de participar de um julgamento teatralizado no Salão Histórico do I Tribunal do Júri e conhecer como se dá o funcionamento de um júri.

Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.

Entrada franca | Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Número de visitantes: 40 pessoas | Duração: 1h30min

Agendamento de grupos no Educativo CCMJ, por telefone 3133-2721 ou e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br

 

OFICINA

ACERVOS CONECTADOS – Visita ao acervo técnico

Nesta oficina, o visitante tem a oportunidade de conhecer as atividades de preservação, organização, guarda e disponibilização dos acervos históricos do Poder Judiciário fluminense. Museólogos, arquivistas, historiadores e educadores apresentam o trabalho desenvolvido na instituição e também o acervo composto por figurinos de espetáculos teatrais, autos de crimes de grande repercussão, processos da nobreza e família Imperial brasileira, ações de liberdade de escravos e outros documentos em formato textual e audiovisual, além de objetos e obras de arte que guardam a memória Justiça no estado do Rio de Janeiro.

Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.

Entrada franca | Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Número de visitantes: 20 pessoas | Duração: 1h30min

Agendamento de grupos no Educativo CCMJ-Rio, por telefone 3133-2721 ou e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.b

 

3ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

DESENHANDO ARQUIVOS

De 3 a 8 de junho de 2019, acontecerá a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos: 211 arquivos de todo o país vão oferecer ao público mais de 500 atividades, como palestras, oficinas, eventos artístico-culturais, e muito mais!

A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e outros centros de memórias. O Arquivo Nacional, em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa, mobiliza as instituições arquivísticas brasileiras para aderir à ação e oferecer ao público uma programação especial durante a semana em que se celebra o Dia Internacional de Arquivos (9 de junho).

O CCMJ participará da promovendo atividades durante a semana, para conferir a programação acesse o link: http://semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/index.php/programacao/1093-museu-da-justica-centro-cultural-do-poder-judiciario

Entrada franca

Agendamento de grupos no Educativo do CCMJ, por telefone 3133-2721 ou pelo e-mail cmj.educativo@tjrj.jus.br

 

CURSO LIVRE DE PINTURA

Fazendo Arte

O CCMJ, Museu da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário, em parceria com a ABATERJ, oferece o curso livre de pintura “FAZENDO ARTE”, sob a orientação da artista plástica, Isabela Francisco.

Turmas abertas: terças e quintas-feiras, sempre das 8h45 às 10h45, máximo 20 alunos por turma.

O curso será gratuito, entretanto, o material individual deve ser providenciado pelos participantes.

Inscrições e informações pelo site: https://abaterj.com.br/fazendoarte.

Atenção: curso não registrado para pontuação como atividade de capacitação da ESAJ.

Informações: CCMJ | 3133-3768 | e-mail: ccmj@.tjrj.jus.br e ABATERJ | 3133-4010 / 3133-4051.

Curso gratuito | APJ-Rio, Rua Dom Manuel, 29, 1º Andar – Sala 118

 

CONCERTOS DE CÂMARA

MÚSICA NO PALÁCIO – UFRJazz Ensemble

A UFRJazz Ensemble é uma orquestra formada por alunos da Escola de Música da UFRJ, composta por 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones e base rítmica constituída de guitarra, baixo, bateria e piano. A orquestra destaca-se pela qualidade de seu trabalho dedicado à música instrumental popular brasileira, ao jazz contemporâneo e à música de concerto. Atualmente dirigida por Julio Merlino, a UFRJazz apresentará no Música no Palácio clássicos do cinema e do jazz, como as trilhas sonoras de “A Pantera Cor-de-Rosa” e “Missão Impossível”. Curadoria artística: Escola de Música da UFRJ

Dia: 11 de junho – terça-feira, às 19h

Entrada franca | Senhas distribuídas às 18h30min | Duração: 1h

Salão Histórico do I Tribunal do Júri | Lotação: 211 lugares

 

 

MÚSICA NO PALÁCIO – V Jornada PROMUS

Em sua quinta edição, a jornada Promus apresentará concertos dos estudantes do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, da UFRJ. O objetivo principal do Promus é divulgar produtos acadêmicos e artísticos relacionados à área das práticas interpretativas – um campo de investigação recente no cenário nacional e internacional das pesquisas acadêmicas em música. Curadoria artística: Escola de Música da UFRJ

Dia: 25 de junho – terça-feira, às 16h30 e 19h

Entrada franca | Senhas distribuídas às 16h e 18h30 | Duração: 1h | APJ-Rio

 

PROJETOS PARCEIROS

Casa da Família – Projeto Constelações

O CCMJ acolhe em sua Agenda Cultural o Projeto Institucional do Tribunal de Justiça A CASA DA FAMÍLIA. Em consonância com a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, para assegurar a todos o direito à solução dos conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade, o projeto apresentará na Sala Multiuso, em períodos diversificados durante o ano, peça sobre experiências familiares. A peça faz parte do curso de Formação em Constelação da Práxis que, em Convênio com o TJRJ, realiza desde 2016, gratuitamente, constelações familiares na Casa da Família em projeto piloto do Nupemec. SINOPSE: três famílias buscam o Judiciário para solucionar seus conflitos: no primeiro caso, uma família está em conflito pela guarda da filha, que foi gestada por uma parceira, com o óvulo da outra. Na segunda família, um casal tem sua filha envolvida com drogas; no terceiro caso uma mãe idosa busca na Justiça a atenção de seus filhos. Roteiro de Cristina Biscaia e Ruth Barbosa, com colaboração do Juiz de Direito André Tredinnick; direção de Silvia Carvalho.

Dias: 27 e 28 de junho, quinta e sexta-feira, às 19h

Entrada franca | Senhas distribuídas às 18h30min | Duração: 2h

Sala Multiuso | Lotação: 54 lugares

 

Por Programa

APJ-Niterói

MOSTRA DE DOCUMENTOS JUDICIAIS

Da resistência à liberdade – o protagonismo do escravo

Transcorridos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a mostra apresenta documentos judiciais – ações civis de liberdade, autos processuais de crimes e insurreições praticadas por escravos – e propõe uma reflexão acerca do papel exercido pelo escravo na luta pela superação deste capítulo da nossa história.

Entrada franca | Número de visitantes: 40 pessoas

Agendamento de grupos no SEAMI, por telefone 3133-3814 ou e-mail ccmj.seami@tjrj.jus.br

APJ-Niterói | Tel. 3002-4284 e 3002-4285 | Entrada franca | 2º andar – Espaço Multiuso

 

 

DA PEDRA AO PALÁCIO – Um percurso interativo ao encontro da Justiça

Conduzida por arte-educadores, a visita apresenta à população – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história e as funções do Antigo Palácio da Justiça Niterói (1920) e estimula o visitante a refletir, cultivar e disseminar valores de Justiça. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes estimulando a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade.

Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.

Entrada franca | Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Número de visitantes: 40 pessoas | Duração: 1h20

Agendamento de grupos no Educativo CCMJ, por telefone 3133-2721 ou e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br