Agenda Junho

 

A programação cultural nos espaços está suspensa até o retorno das atividades, porém o CCMJ apresenta algumas novidades para você acompanhar nossas atividades de onde estiver.
Acesse e confira #CCMJcomVc

CCMJ_MÚSICA

Duo Madri

No dia 21 de junho, na Europa, a música é celebrada nas ruas para comemorar o início do verão. O primeiro encontro ocorreu na França em 1982, e após, atravessou fronteiras e continentes. Inspirado nessa data, o Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário inaugura a série Música_CCMJ com o concerto realizado pelo Duo Madri no Salão Nobre do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio), no dia 26 de novembro de 2019.

O Duo Madri é composto pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, amigas desde a faculdade, época onde participaram da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turíbio Santos. Adriana é doutora em Musicologia e atua intensamente nessa área, já Mara Lucia se especializou na Espanha em violão flamenco.

Para assistir acesse:https://youtu.be/BhCJmeNdwH4

Estreia 21 de junho, domingo | Classificação indicativa: livre

Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares

Clube “Leituras no Palácio” On-line

“E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. (...) exercício disciplinado de buscar no sonho as orientações para as nossas escolhas do dia a dia.”
Ideias para adiar o fim do mundo, Ailton Krenak

O Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ), com a finalidade de promover a leitura de literatura, dá continuidade ao programa “Do Direito à Literatura – Encontros Literários Interdisciplinares”, destinado, em especial, a realçar os laços entre o Direito e as demais Humanidades (Literatura, Filosofia, Sociologia, Psicologia, História, etc.).

O próximo encontro do Clube “Leituras no Palácio”, em ambiente virtual, acontecerá no dia 22 de junho, às 17h, onde conversaremos sobre o pensamento do filósofo e ativista indígena Ailton Krenak, ao discutir os breves ensaios/palestras de seu livro Ideias para adiar o fim do mundo, uma das obras de não ficção mais lidas na atualidade. O diálogo sobre os escritos de Krenak nos possibilitará o contato com importantes matrizes da cosmovisão de alguns dos povos originários de nosso país, e a reflexão sobre algumas das questões socioambientais mais urgentes de nosso tempo. Para participar, basta enviar um e-mail para se inscrever.

Quinzenalmente realizados, preferencialmente às segundas-feiras, os encontros do “Leituras no Palácio” dispõem do apoio da equipe do Educativo do CCMJ e da mediação do poeta W. B. Lemos, Doutor em Literatura Comparada, Mestre em Literatura Brasileira pela UERJ e integrante do corpo de instrutores da Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

Atenção: atividade não registrada para pontuação como atividade de capacitação da ESAJ.

22 de junho, segunda-feira, às 17h

Em sala virtual do aplicativo Teams a ser acessada por link disponibilizado após a inscrição.

Participação franca | Classificação indicativa: a partir de 12 anos | Número de participantes: 40 pessoas. Inscrições e informações por e-mail ccmj.educativo@tjrj.jus.br.