Agenda Fevereiro

Por Programa

APJ-Rio

VISITA MEDIADA

DA PEDRA AO PALÁCIO - Um percurso interativo ao encontro da Justiça
Conduzida por arte-educadores, a visita apresenta à população – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história e as funções do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes estimulando a reflexão sobre o significado da justiça e da sua importância na vida em sociedade.
Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos. A partir de 12 anos.
Número de visitantes: 40 pessoas
Terças e quintas: 11h e 14h
Entrada Gratuita | Senhas distribuídas 15 minutos antes
Agendamento de grupos e outras informações: Educativo CCMJ-Rio, pelo telefone 3133-2721 ou pelo e-mail
ccmj.educativo@tjrj.jus.br

EXPOSIÇÃO

Mulheres a hora e a voz – Direitos, conquistas e desafios
Inspirado pela efeméride do aniversário de 30 anos da Constituição Brasileira de 1988 e da “Carta das Mulheres aos Constituintes”, proposta pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a partir da sua campanha “Mulher e a Constituinte”, o CCMJ, realizará a exposição de média duração “Mulheres – A Hora e a Voz - Direitos, Conquistas e Desafios”. A exposição atenderá todos os públicos, com recomendação etária a partir de 11 anos. A exposição será apresentada no Salão dos Bustos, também denominado Salão dos Passos Perdidos, antessala do Salão Histórico I Tribunal do Júri, situado no segundo pavimento do Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio). A escolha deste espaço remete à ideia central da curadoria: dialogando com um salão repleto de bustos masculinos que causam um estranhamento, propõem que o visitante não olhe apenas para aqueles grandes advogados, mas perceba a luta das mulheres para adentrarem no mundo masculino.
De 30 de janeiro a 31 de maio, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Aos sábados das 11 às 17h. | Entrada Franca
Agendamento de Grupos: (21) 3133-2721 ou pelo E-mail: ccmj.educativo@tjrj.jus.br

OFICINAS

Juízo dos Sentidos x Sentidos do Juízo
A partir de técnicas de improvisação e teatralização, a oficina estimula a reflexão comparativa entre o juízo comum, baseados unicamente nos sentidos; em contraposição ao juízo formal, estruturado por um sistema racional de julgamento. Durante a oficina, o grupo se depara com questões morais e éticas e tem que tomar decisões que envolvem temas fundamentais para o convívio em sociedade, como direitos humanos e cidadania.
Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.
A partir de 14 anos | Grupos de 20 pessoas | Entrada Gratuita
Agendamento de grupos na secretaria ou Educativo do CCMJ-Rio, pelo telefone 3133-2721 ou pelo e-mail
ccmj.educativo@tjrj.jus.br

 

Acervos Conectados
Visita aos acervos do CCMJ – de figurinos, textual, audiovisual, tridimensional e iconográfico. Conduzida por educadores, arquivistas, historiadores e museólogos, o visitante tem a oportunidade de conhecer as indumentárias dos espetáculos do “Teatro na Justiça” (1999-2018) e da visita teatralizada “Por dentro do Palácio” (2011 a 2017), com alguns conjuntos assinados por relevantes figurinistas do cenário teatral. Assim como visitar áreas de conservação, organização e acesso aos bens históricos do Judiciário fluminense, nas quais técnicos informam e apresentam algumas formas de conservação e preservação de documentos. Além da demonstração do caminho de acesso “on line” ao acervo do CCMJ.
Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos.
A partir de 12 anos | Número de visitantes: 20 pessoas | Entrada Gratuita
Agendamento de grupos na secretaria ou Educativo CCMJ-Rio, pelo telefone 3133-2721 ou pelo e-mail
ccmj.educativo@tjrj.jus.br

PALÁCIO CONVIDA

Urca Bossa Jazz no Carnaval

Em clima de Carnaval, a banda Urca Bossa Jazz lançará no CCMJ seu mais recente álbum intitulado: “Urca Bossa Jazz no Carnaval”. A apresentação contará com o lançamento do clipe de animação da marchinha “Dispare Notas Musicais”. A renda da venda do CD será revertida para o projeto social Som+Eu, voltado para musicalização de jovens do Morro da Providência.

27 de fevereiro, quarta-feira, às 19h

Sala Multiuso  |  60 lugares |  Duração: 1h | Entrada franca

 

Por Programa

APJ - NITERÓI

VISITA MEDIADA

Da Pedra ao Palácio - Um percurso interativo ao encontro da Justiça
Conduzida por arte-educadores, a visita apresenta à população – de forma lúdica, dinâmica e interativa – a arquitetura, a história e as funções do Antigo Palácio da Justiça de Niterói (1920) e estimula o visitante a refletir, cultivar e disseminar valores de justiça. De espaço em espaço, a pedra é esculpida em jogos com os visitantes estimulando a reflexão sobre o significado da justiça e da sua importância na vida em sociedade.
Recomendada para turmas de ensino médio, faculdades e outros grupos. A partir de 12 anos
Número de participantes: 40 pessoas | Entrada Gratuita | Senhas distribuídas 15 minutos antes.
Agendamento de grupos na Secretaria do CCMJ-Niterói, pelo telefone 3002-4285 ou pelo e-mail ccmj.niteroi@tjrj.jus.br

 

MOSTRA DOCUMENTOS JUDICIAIS

Da Resistência à Liberdade
Transcorridos 130 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a mostra apresenta documentos judiciais – ações civis de liberdade, autos processuais de crimes e insurreições praticadas por escravos – e propõe uma reflexão acerca do papel exercido pelo escravo na luta pela superação deste capítulo da nossa história.
Período de visitação:
De segunda a sexta, das 11h às 18h
Entrada Gratuita | 2º Andar – Espaço Multiuso | Agendamento de grupos, APJ-Niterói, pelo telefone 3002-4285 ou pelo e-mail ccmj.niterói@tjrj.jus.br