A Justiça Criminal - Museu da Justiça
- Museu da Justiça
- Palácios
- Visita Virtual
- Tribunal Pleno
- A Justiça Criminal
Painel “A Justiça Criminal”, de Carlos Oswald
Trata-se de obra em encáustica moderna (óleo e cera), produzida em 1939, comentada pelo autor nos seguintes termos:
“Surgem da sombra do primeiro plano pobres criminosos acorrentados. São os culpados que descontam seus crimes com castigos da antiga lei. Alguns talvez sejam inocentes... Um raio de esperanças, porém, brilha no cimo do monte. Aparece a figura rósea de uma mulher. É a personificação da concepção moderna de Justiça criminal. Com ela os métodos mudam. Pressurosa, quebra correntes, segura pela mão os culpados, abre caminho entre a Força e a Lei, que solenes, pareciam impedir a passagem, e, levantando a mão, mostra, carinhosa, a felicidade da Regeneração que se obtém pelo Trabalho e a Educação, que levam à ideia Cristã da Justiça”.
(Texto proveniente do diário de Carlos Oswald. Apud MONTEIRO, Maria Isabel Oswald. Carlos Oswald (1882-1971): pintor da luz e dos reflexos. Rio de Janeiro: Casa Jorge Editorial, 2000, p. 16.)
Sobre o Autor
Filho do renomado compositor carioca de música instrumental Henrique Oswald e de Laudômia Bombernard Gasperini, nasceu em 18 de outubro de 1882, na cidade de Florença, sendo registrado como brasileiro no consulado local.
Na Itália, cursou o Instituto Técnico Galileu Galilei e a Academia de Belas Artes de Florença. Em 1906, veio ao Brasil, apresentando, na 13ª edição da Exposição Geral de Belas Artes, a pintura Violinista, que foi agraciada com a medalha de prata. Retornando à Itália, desenvolveu estudos sobre a gravura em metal e pesquisas de efeitos de luz sob a influência do impressionismo e do pós-impressionismo. Em 1913, já estabelecido no Brasil, foi convidado a dirigir a Oficina de Gravura em Metal, recentemente criada no Liceu de Artes e Ofícios, e agraciado com a Pequena Medalha de Ouro na Exposição Geral de Belas Artes.
Em 1947, passou a ministrar um curso de gravura na Fundação Getulio Vargas, escrevendo intensamente, a partir do ano seguinte, artigos divulgadores dessa arte em jornais e revistas.
Dedicou-se também à pintura mural, produzindo trabalhos para o Pavilhão Brasileiro na Exposição Internacional de Turim, em 1910. Na cidade do Rio de Janeiro, há importantes obras de sua autoria em locais como o Palácio São Joaquim, a antiga sede do Supremo Tribunal Federal, hoje Centro Cultural da Justiça Federal, o Palácio Pedro Ernesto, o Palácio Tiradentes e o antigo Palácio da Justiça do Distrito Federal.
A arte do vitral também foi praticada por Carlos Oswald, que concebeu projetos para a Catedral de Petrópolis e para a Igreja das Sacramentistas, em Juiz de Fora. Na cidade do Rio de Janeiro, há obras suas nas igrejas matrizes de Nossa Senhora da Glória, Santa Margarida Maria, Santa Terezinha, São Pedro e São Sebastião.
No projeto de construção da estátua do Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, o engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa, autor do projeto inicial, contou com a valiosa contribuição de Carlos Oswald, que desenvolveu com ele o desenho da figura de braços abertos, que se tornaria mundialmente conhecida.
Em 14 de fevereiro de 1971, Oswald faleceu na cidade de Petrópolis.
It is a painting in modern encaustic style (oil and wax), produced in 1939 and explained by the author in this way:
"Out of the shadow of the foreground are poor criminals in chains. They are the delinquents who discount their crimes with punishments of the old law. Some may be innocent .... A ray of hope, however, shines on the top of the mountain. The figure of a woman appears. It is the embodiment of the modern conception of criminal justice. With her change the methods. Willing, breaking chains, holding the guilty by hands, opening way between the Force and the Law, which seemed solemn to prevent the passage, and raising the hand shows affectionately the happiness of the Regeneration that is obtained by Labor and Education, which leads to the Christian idea of Justice".
(Text from Carlos Oswald's diary. Apud MONTEIRO, Maria Isabel Oswald. Carlos Oswald (1882-1971): pintor da luz e dos reflexos. Rio de Janeiro: Casa Jorge Editorial, 2000, p. 16.)
About the author
Son of renowned Rio de Janeiro instrumental composer Henrique Oswald and Laudômia Bombernard Gasperini, he was born on October 18, 1882, in the city of Florence, and was registered as a Brazilian at the local consulate.
In Italy, he studied in the Galileo Galilei Technical Institute and in the Florence Academy of Fine Arts. In 1906, he came to Brazil, presenting at the 13th edition of the General Exhibition of Fine Arts, The Violinist painting, which was awarded the silver medal. Returning to Italy, he developed studies on metal engraving and light effects research under the influence of Impressionism and Post-Impressionism. In 1913, already established in Brazil, he was invited to direct the Metal Engraving Workshop, recently created in the Lyceum of Arts and Crafts, and was awarded the small gold medal at the General Exhibition of Fine Arts.
In 1947, he began to teach an engraving course at the Getúlio Vargas Foundation, writing, intensely, from the following year, articles divulging this art in newspapers and magazines.
He also dedicated himself to mural painting, producing works for the Brazilian Pavilion at the International Exhibition of Turin, in 1910. In the city of Rio de Janeiro, there are important works of his own, like in the Palácio São Joaquim, in the former headquarters of the Supremo Tribunal Federal (Federal Supreme Court), nowadays the Cultural Center of Federal Justice, in the Pedro Ernesto Palace, in the Tiradentes Palace and in the former Palace of Justice of the Federal District.
The stained glass art was also practiced by Carlos Oswald, who conceived projects for the Cathedral of Petropolis and for the Church of Sacramentistas, in Juiz de Fora, and in the city of Rio de Janeiro, there are his works in the mother churches of Nossa Senhora da Glória, Santa Margarida Maria, Santa Terezinha, São Pedro and São Sebastião.
In the construction of the statue of Crist the Redeemer on Corcovado Mountain, the Brazilian engineer Heitor da Silva Costa, author of the initial project, had the valuable contribution of Carlos Oswald, who developed with him the drawing of the figure with open arms, which would become known all over the world.
On February 14, 1971, he died in the city of Petrópolis.